quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Reconhecimento!

Ao Grupo Alcoólicos Tratados da Maia:

Congratulação = Palavras Simples, mas de valor incalculável

Congratulo-me pela vossa inspiração. Sei que ela trasnmite o que vos vai na alma. Tocou-me fundo,é uma forte aspirina para que possamos calcarrear os caminhos pedregosos, e uma ajuda preciosa, para que no final os tenhamos conseguido ultrapassar todos esses obstáculos com êxito. A vida é bela,basta que saibamos aproveitar o que ela de bom nos oferece. Falo pela minha experiência dos 23 anos de Abstinente Alcoólico, para fácilmente concluir que a vida de nós Doentes Tratados tem um valor incalculável. Não há casos perdidos, basta que saibamos mobilizar as forças que temos dentro de nós.Neste Natal permitam-me que peça ao Pai Natal que tenho dentro de mim, que leve a cada sapatinho dos doentes a prenda da abstinência.Um Natal Feliz para todos e um próspero Ano Novo. Se tem problems de àlcool, opte pela abstinência. Se já é abstinente, faça tudo para a manter. Os valores materiais numa vida são irrelevcantes.Tempos houve também eu que me ía matando, hoje tudo faço para estar de bem com a vida.

Nota:
Como não consegui enviar este comentário , não resisti a publicá-lo neste meu blogge. Bem Hajam

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Internamento em Condeixa

Centro de iternamento em Condeixa
À Porta da Secretaria
As magificas Instalações :
Quando me encontrava como Monitor na Associação de Doentes Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira, váias esteve previsto me deslocar a este local, ou para visitar Doentes nossas, que aqui eram internadas, noutras vezes seria para visitar doentes.
Por afazeres profisionais, tal nunca me foi possivel.
Mas um dia teria de acontecer, já que tinha vontade em conhecer o local, hoje porque me desloquei com o meu Amigo Carlos, para confraternizar com outro bom Amigo José Luis, aproveitei a oportunidade para conhecer o local.
Fui à Secretaria informei a razão porque ali estava e fui recebido com total disponibilidade.
Por tal gesto quero reconhecer a amabilidade.
Fiquei com uma óptima impressão, o que aliás foi a confirmação daquilo que as Doentes que para ali a Associação enviava nos diziam.
Bem Hajam, continuem e obrigados

sábado, 12 de dezembro de 2009


Memórias da minha Juventude

O meu Lar:

Mesmo que a chuva e o frio, não sejam impeditivos para saír de casa, o acender da lareira e o poder recostar-me no conforto da minha cozinha, apreciando o pinheiro e outros enfeites natalícios, vêm-me à memória gradas recordações dos Natais da minha infância e juventude e com essas recordações e felicidade, leva-me hoje a continuar seguir fielmente o legado deixado pelos meus pais.

Tal como eles, uns três dias antes a patroa começa a meter de molho as "postalhaças" do grosso bacalhau, sempre comprado por mim, e as mergulha num grande bidão, com àgua abundante e a muda várias vezes.

A dispensa é abastecida com reforços de farinha, ovos e açucar, que aguardam pelas rabanadas e aletria.

Perservo um ritual que vem do tempo dos meus visavós, conservando esta ceia bacalhoeira no dia 24 .

Continua com a roupa-velha, ao almoço do dia 25, para à noite continuar com as postas do Bacalhau assado na brasa, bem regado com azeite novo vindo directamente do engenho.

Este Natal tradicional representa para mim uma quadra de plena felicidade, contrastando com a tristeza que sentia, quando na Briosa tinha de me sujeitar a outros usos e costumes tradicionais de outras localidades.

É este o meu Natal, mas respeito o dos outros. Fala a sabedoria popular. Cada Terra com seu Uso, cada Roca com seu Fuso.

A todos desejo: UM FELIZ NATAL

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Atentamente

Um Presidente Atento
Só quando vi a fotografia me apercebi que o Presidente da Junta de Freguesia tinha estado presente e como a mesma atesta na fila a seguir à minha. Registei com satisfação a sua presença. É bom saber que a Autarquia apoia e se faz representar num evento que trata de uma Doênça que é a terceira causa de morte em Portugal. "O Alcoolismo""

Nestes eventos o elevado número de presenças até nem é o maisd importante. Importante é saber que cada vez maior número de pessoas procuram as Associações para tentar parar com esta maléfica dependência (O Excesso de Bebida Alcoólica)
Já terminado o evento, enquanto aguardavamos para subir para um pequeno lanche oferecido pela Associação. Enquanto isso mantinha um diálogo, com Amigas da Associação de Alcoólicos Tratados da Maia


A Vice -Presidente não se faz rogada e como se pode ver está deveras concentrada.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Perfil!

O Homem de quem se fala