Os Jovens começam a beber cada vez mais cedo e em cada em vez maiores quantidades: o início do consumo de álcool está a aumentar entre os 15 e os 17 anos. O mais grave é que são os Pais que financiam estes comportamentos de risco.
As noites são grande e têm vindo a ter uma frequência crescente de jovens adolescentes que, ao fim-de-semana, "fazem a festa, lançam foguetes e apanham as canas". Por serem presenças constantes e "bons clientes", são os principais frequentadores de alguns bares e discotecas que, à porta aberta, não controlam idades nem consumos.
O consumo de álcool por adolecentes, em Portugal tem aumentado nos últimos anos. É na pré-adolescência que acontecem as primeiras saídas à noite, que muitas vezes não têm hora para terminar. Sendo este um problema de difíceis contornos, já que a sociedade tradicionalmente consumidora de álcool. Não podemos esquecer que Portugal ocupa o oitavo lugar no consumo do álcool mundial, per capita.
A cerveja ainda é a bebida mais consumida mas com tendência para baixar, porque muitos jovens rapidamente começam a optar por licores, bebidas brancas e por "cochtails de alta graduação alcoólica", e os conhecidos "shots.
A única forma de travar este flagelo é a divulgação e prevênção dos malefícios do álcool, quando consumido excessivamente.
As bebidas brancas acima encionadas rápidamente tornam os Adolescentes dependentes.
Não beber um copo, não é vergonha. Vergonha é beber um copo a mais.
Pela sua saúde e felicidade se beber faça-o regradamente
terça-feira, 13 de julho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário